Projeto

Mentoring

 

Você está cuidando de si para cuidar dos outros?

O Projeto Mentoring é uma iniciativa da Gestão Inove idealizada desde o primeiro semestre de 2017 que começou suas atividades em outubro desse mesmo ano. Surgiu a partir da percepção da necessidade de existir um espaço para discutir questões que os estudantes de Medicina passam, já que durante a formação médica lida-se com questões que revelam o contexto mercadológico individualista e altamente competitivo em que estamos inseridos. Também discute as demandas familiares, sociais, institucionais e pessoais sob as quais somos submetidos.

Uma vez que profissionais da saúde são formados, com o objetivo de cuidar da saúde do outro, consideramos crucial para uma formação médica cuidar de nós mesmos também. 

Estrutura do Projeto Mentoring 

O projeto atua como um espaço para fortalecer as forças pessoais, desenvolver autonomia, autorresponsabilidade e, sobretudo, ser um local de acolhimento e compartilhamento de experiências. A cada encontro, temos a participação dos alunos e de um tutor para debatermos temas pertinentes à nossa realidade, desde alimentação até ansiedade. Nesses encontros levantamos e discutimos o problema e, posteriormente, encontramos uma solução prática para aplicarmos no nosso dia a dia. 

Atualmente,  as atividades do Mentoring são estruturadas em encontros com temas escolhidos em conjunto aos alunos e oficinas realizadas com o apoio da Liga de Saúde Mental da UCB, sendo gratuito e com certificado de horas complementares para todos os participantes. 

Ideais

Não é necessário entender de mecânica pra saber o quão importante são as engrenagens para o funcionamento de uma máquina ou aparelho. O mais interessante das engrenagens é que elas nunca funcionam sozinhas, uma gira, e gira outra, mexe com outra e, com esse movimento coletivo, faz com que funcionem.

Nós somos engrenagens na vida uns dos outros. Acreditamos que, com o trabalho em conjunto, podemos influenciar positivamente nós mesmos e os demais. E essa é a essência do nosso projeto feito por estudantes para estudantes. 

Nos ajude também a construir esse projeto participando dos encontros e crescendo juntos. 

"O presente é tão grande, não nos afastemos

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas"

- Carlos Drummond de Andrade.