Modalidades de intercâmbio
A DENEM oferece a todos os estudantes de medicina do Brasil seis modalidades de intercâmbios. Todas elas oferecem as vagas através de editais por pontos e, em alguns casos, por sorteio das vagas remanescentes.
Os editais são liberados ao longo do ano e são divulgados pela CLEV.
• SCOPE
Modalidade de estágio clínico, com duração de quatro semanas, em um país estrangeiro. Geralmente necessita que o aluno tenha cursado Semiologia, porém há países que aceitam alunos pré-clínicos.
Modalidade de estágios de pesquisa em que os estudantes tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área específica de seus interesses de pesquisa, com duração de quatro semanas. Disponível para os acadêmicos desde o primeiro semestre
Estágio de quatro semanas em outra escola médica brasileira.
Estágio de 21 dias, em Cuba, conhecendo o sistema de saúde cubano, a realidade das pessoas e a cultura local.
• NBChina - Núcleo Brasil China
Estágio de 4 semanas em Xangai, no qual o aluno conhece de perto o sistema de saúde e de educação chinês, aprendendo mais sobre a medicina tradicional chinesa.
• ENMFC - Estágio Nacional em Medicina de Família e Comunidade
Modalidade de intercâmbio recente, uma iniciativa da DENEM, junto à ALASF e SBMFC, em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar a realidade da MFC em vários locais do Brasil. Essa modalidade de intercâmbio tem duração de 2 a 4 semanas.
• Custos
Em todas as modalidades de estágio o estudante tem direito a estadia e pelo menos uma refeição diária. Os custos do estudante são:
- Transporte até a cidade do estágio
- Taxa de inscrição nos editais
- Taxa de confirmação de interesse no estágio
• Para saber mais basta clicar nas imagens abaixo: